Obama aprova casamento homossexual


Foi ontem, quarta-feira, que Barack Obama se declarou a favor do casamento entre homossexuais. Foi o primeiro presidente norte-americano a defender a posição.
Em entrevista ao programa Good Morning America, transmitido esta manhã, no canal ABC, Barack Obama afirmou apoiar o casamento gay. “Para mim, a título pessoal, é importante dizer que os casais do mesmo sexo devem poder casar-se”, adiantou. A Humans Rights Campaing classifica a declaração de Barack Obama como uma das mais importantes a nível político desde os anos 50, quando se pôs fim à segregação racial.
“Eles [os casais gays] mostram-se muito confortáveis com esses assuntos. Malia e Sasha [as filhas de Obama] têm amigos cujos pais são do mesmo sexo. Houve momentos em que eu e Michelle conversamos com elas durante o jantar, e elas expressaram seu desconforto com a possibilidade de os pais dos amigos serem tratados de forma diferente. Isso não faz sentido para elas e, francamente, esse é o tipo de coisa que estimula uma mudança de perspectiva”, adiantou.
Até ontem, Obama sempre apoiara a união entre pessoas do mesmo sexo, nunca tendo abordado o casamento. Depois das declarações feitas no programa, as palavras de Obama foram elogiadas pelas organizações que defendem a mesma posição. O presidente dos Estados Unidos diz ter formado a sua opinião após conversas com amigos, colegas e familiares. No entanto, diz que esta é a sua opinião pessoal e que cabe ao dirigente de cada estado decidir sobre a legalização do casamento homossexual. A declaração de Obama surgiu a menos de seis meses das eleições presenciais, contrariando a posição do seu adversário, Mitt Romney, que se afirma contra o casamento gay, e um dia depois do estado Carolina do Norte se ter tornado o 30º estado norte-americano a proibir o casamento entre pessoas do mesmo género.
Em entrevista, Obama falou das várias iniciativas que o governo norte-americano em defesa dos direitos dos homossexuais referindo a “Don’t Ask, Don’t Tell” (em português: não pergunte, não diga) que aboliu a política militar que obrigava os soldados norte-americanos a esconderem as suas posições sexuais.




bom meninas isso é mais uma conquista pois um presidente de uma nação forte como os Estados Unidos declara isso é uma grande vitoria. A cada dia conquistando nosso espaço no mundo. Diga não a homofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário